Aluno Santo Anjo nas seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia

Depois da grande conquista à medalha de ouro nacional na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o aluno Luigi Lipori Valencio Fernandes – 2.ª série Ensino Médio – foi até Barra do Piraí/RJ participar das provas seletivas para concorrer na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que acontecerá na Hungria, e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), local ainda não definido.

Aluno Luigi durante as seletivas em Barra do Piraí/RJ

Cerca de um milhão de alunos participaram da OBA no ano passado. Do total, mais de 100 alunos medalhistas foram chamados para participar das seletivas para as olimpíadas internacionais e, desses, apenas 25 serão chamados para as próximas fases, que acontecerão em março e em maio. Foram quatro provas: duas teóricas, uma de planetário e uma de carta celeste. Do Paraná, aparentemente somente dois alunos representaram o estado, e um deles foi o aluno Luigi.

Próximas fases das provas acontecerão em março e maio

De acordo com o Professor de Física, André Lima, o evento é uma grande oportunidade para aprender coisas novas, o que motiva a levar mais alunos Santo Anjo para as próximas seletivas. “Tive a oportunidade de aprender sobre vários assuntos, conversar com professores orientadores e alguns astrônomos amadores que estavam por lá. Com certeza estou voltando para o colégio com muitas ideias e novidades já para a OBA deste ano”, garante o docente.

Confira mais sobre a experiência do aluno Luigi, no vídeo abaixo!

#VoaLuigi!

Confira o vídeo: