Alunos aprendem sobre Stop Motion em projeto no Espaço Maker

Os alunos do Ensino Fundamental II estão participando, no contraturno escolar, de um projeto de criação de vídeos em Stop Motion.

Stop Motion, em inglês, também conhecido como “quadro a quadro”, é uma técnica de animação que utiliza miniaturas que são movidas e fotografadas, criando uma nova imagem a cada movimento dos itens ou personagens.

Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.

Alunos criam vídeos de Stop Motion com miniaturas e cenários criados por eles.

No projeto realizado no Espaço Maker, do Colégio Santo Anjo, os alunos criaram suas histórias, montaram seus cenários, escolheram seus personagens e o roteiro dos filmes que gostariam de criar. “A ideia do projeto é estimular a criatividade dos alunos e também que eles aprendam novas funções de utilização de tecnologias que fazem parte da realidade deles”, explica a Professora Luianne Santos.

Com o aprendizado da “mão na massa” aliado aos conceitos teóricos aprendidos, o aluno alcança um conhecimento ainda mais completo.

A aluna Vera Sofia Romanini, do 7.º ano, participou do projeto com suas colegas de classe, e aprovou a iniciativa: “Acho muito legal porque é um projeto prático realizado no Espaço Maker, que ajuda e completa o que aprendemos na sala de aula”.