Alunos participam de palestra com arquiteta para falar sobre acessibilidade

Os alunos do 5.º ano do Colégio Santo Anjo participaram, hoje, de um encontro especial que fez parte das aulas do Programa Pleno. Eles conversaram de perto com a arquiteta Carla Alves, que ministrou uma aula-palestra com o tema “Arquitetura e Acessibilidade” no auditório do colégio.

Carla é, atualmente, arquiteta do Santo Anjo e projetou vários ambientes da instituição.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer obras de arquitetos renomados no mundo todo e entender a importância da criatividade e das novas tecnologias para esse mercado de trabalho.

O ponto principal da conversa foi entender melhor sobre a acessibilidade. A profissional falou sobre respeito às diferenças e sobre a empatia ao olhar o outro e suas necessidades.

Essa atividade teve como objetivo promover, junto dos estudantes, o respeito ao próximo, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Em sua fala sobre acessibilidade, Carla destacou que atitudes diárias e práticas simples promovem acesso às pessoas com diversos tipos de dificuldade, e essa deve ser uma preocupação de todos. “Eu procurei passar aos alunos que para promover a acessibilidade, nem sempre você precisa de grandes recursos, o mais importante é o respeito e as boas ideias. Queremos que eles usem a criatividade como ferramenta para melhorar a sociedade”.

Os alunos demonstraram muito interesse no assunto e participaram da palestra, fazendo várias perguntas para a arquiteta. “A curiosidade dos alunos com a profissão da arquitetura faz com que eles vejam o colégio com outros olhos, que vejam até suas casas e a cidade de uma forma diferente”, explica.

Agora os alunos irão trabalhar em um projeto sobre a temática de acessibilidade, buscando soluções para oferecer mais acesso a quem possui alguma dificuldade.

O Colégio Santo Anjo possui, em toda sua estrutura, rampas e elevadores, corrimão, piscina adaptada, estacionamento, banheiros e demais adaptações para permitir a acessibilidade aos alunos no caso de alguma necessidade de locomoção específica.

Ao direcionar o olhar dos alunos para o próximo, o Santo Anjo está investindo na Educação Socioemocional, que busca a formação de cidadãos atuantes e conscientes que irão construir uma sociedade mais justa para todos.