Alunos participam de projeto em homenagem à mistura étnica da cidade

A exposição “Quem Construiu Curitiba?” fez parte do projeto protagonizado pelos alunos do Ensino Fundamental 1 do Santo Anjo, que mergulharam em informações sobre os diferentes povos que formaram a cultura da cidade.

Inspirados em pontos turísticos como a Praça Zumbi dos Palmares, o Memorial Ucraniano, o Parque Tingui, o Bosque Alemão, o Memorial Polonês, a Praça do Japão, o Memorial Árabe, o Parque Lago Azul e o Bosque de Portugal, os alunos conheceram a história, geografia, comemorações típicas, características arquitetônicas e artísticas de diferentes países e, também, identificaram as suas influências que permanecem no nosso dia a dia.

A criação de obras artísticas como a representação dos azulejos portugueses, a pintura das pêssankas – ovos coloridos – ucranianas, os origamis japoneses, entre tantos outros, trouxe a visão da arte como espelho cultural de cada região.

As famílias também puderam participar enviando para a escola artefatos (roupas, objetos decorativos, brinquedos) que façam parte da cultura de algum dos países que formam a cidade, trazendo, assim, um pouquinho da origem histórica dos próprios alunos para o projeto.

E todo o trabalho e pesquisa realizados pelos estudantes fez parte de uma exposição aberta para a visitação de familiares e amigos.

“Quem Construiu Curitiba?” foi a forma Santo Anjo de homenagear a cidade por seu aniversário, comemorado no dia 29 de março.

Conhecer a origem da cidade é conhecer a nossa própria história e, também, aprender a respeitar as diferenças e amar a mistura da qual todos fazemos parte!