Alunos Santo Anjo protagonizam II Simulação ONU – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

Na última sexta-feira, dia 11 de março, os alunos do Ensino Médio Santo Anjo protagonizaram a II Simulação do Programa das Nações Unidas e debateram sobre os desafios da migração e refúgio em tempos de guerra, pandemia e terrorismo.

A “MUN” (Model United Nations), segue fielmente as atividades realizadas em reuniões da ONU, e cada aluno inscrito representou uma das nações-membros do Comitê ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), a fim de discutir problemas globais da atualidade e encontrar, juntos, soluções possíveis.

Desta vez, o evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná e contou com a presença de duas autoridades, o Cônsul Honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, e o Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Feijó, que compartilharam, com os alunos, seus conhecimentos sobre diplomacia.

“Todos sabemos que o mundo vem mudando em uma velocidade incrível nas últimas duas décadas, temos agora um ‘global village’ no qual o destino de todas as nossas sociedades e países estão ligados”, explicou Patterson durante sua fala de abertura ao evento. “Quem sabe alguns de vocês aqui hoje, possam ser os diplomatas de amanhã? Afinal, dizem que a única forma de prever o futuro é cria-lo”, concluiu o Cônsul.

Para que os demais alunos e familiares pudessem acompanhar o evento, a abertura oficial com a leitura do DPO de cada delegação foi transmitida ao vivo no canal do YouTube do Colégio Santo Anjo. Clique para assistir:

O evento é uma ótima oportunidade de os estudantes desenvolverem habilidades de argumentação, solução de problemas, oratória, além de compreender com mais profundidade sobre fenômenos globais reais e, assim, ampliar seu conhecimento em temáticas importantes socialmente e academicamente.

Feijó também contou aos alunos sobre sua experiência como Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura e aconselhou: “hoje vocês têm a oportunidade de dizer sim ao diálogo, sim ao respeito e não ao conflito, não à guerra”.

É o conhecimento extrapolando a sala de aula para uma formação mais humana, consciente e preparada para atuar na sociedade!

O Colégio Santo Anjo agradece a participação de todos os alunos das delegações e da imprensa, aos professores envolvidos e, em especial, às ex-alunas Luisa Valias e Geovana Pellegrini, que idealizaram e ajudaram na organização do projeto, além dos convidados especiais, o Cônsul Britânico Adam Patterson e Rodolpho Zannin Feijó, Assessor-Chefe de Relações Internacionais.