Atividade prática ensina aos alunos sobre número “PI”

O mundo ao redor está repleto de matemática. Desde uma simples conferência do troco até cálculos mais complexos, essa disciplina é indispensável para o nosso dia a dia. Durante o mês de fevereiro, os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade prática para entender melhor esse conceito.

Alunos durante atividade prática de Matemática

Durante as aulas, os estudantes saíram pelo colégio para encontrar objetos que fossem circulares para calcular e descobrir o número “PI”. “Essa constante, tão antiga que os babilônicos e os egípcios já a estudavam e tentavam descobrir, resume-se aos cálculos de área e volume: basta dividirmos o valor do comprimento da circunferência pelo seu diâmetro”, explica a professora responsável, Karina Scalco.

Os cálculos foram realizados com base em objetos encontrados pela escola

O objetivo da atividade foi, além de reforçar o conteúdo de Matemática e mostrar aos alunos como a disciplina se faz presente no nosso cotidiano, fazer com que eles percebessem, ao finalizar os cálculos em suas apostilas, um valor em comum, de aproximadamente 3,14 – um número muito especial, que é chamado de “PI”.

Aula de Matemática – Pi