Alunos do Nível 5 aprendem a fazer compras

Para trabalhar as habilidades de compra e venda, os alunos do Nível 5 da Educação Infantil (Unidade Champagnat) participaram de uma atividade prática e dinâmica. Organizados em grupos, as crianças aprenderam como ser um comprador e um vendedor para realizar a brincadeira.

Alunos durante atividade de compra e venda

Com orientação das professoras, os alunos separaram diversas embalagens sobre as mesas, e cada mesa representaria uma loja. Dessa forma, os pequenos vendedores poderiam estabelecer os preços dos seus produtos, explorando a ideia de um item valer mais ou menos que o outro e explicar o porquê.

Para representar os preços, foram confeccionadas etiquetas para demonstrar os valores dos produtos. Depois de definidos, os pequenos compradores poderiam, enfim, começar a “brincadeira”, decidindo o que comprar ou não e de qual loja gostariam de adquirir os produtos selecionados.

Atividade estimulou a interação entre os alunos

A atividade estimulou a interação entre os alunos, além de trazer essa noção de como realizar compras. Outra característica da brincadeira foi trazer para as crianças “vendedoras” o conhecimento de como organizar o dinheiro que adquiriam, de acordo com as vendas que realizavam, além de aprender a calcular o troco, quando necessário.