Dica Santo Anjo: volta às aulas

Depois do período de descanso merecido das férias, alguns alunos podem sentir dificuldade na readaptação à rotina escolar. Os horários ficam desregulados, alguns hábitos – como ler e estudar – ficam adormecidos, e até mesmo a alimentação sofre alteração. Mas, para auxiliar nesse momento tão importante que é iniciar mais um ano letivo, confira os conselhos das nossas profissionais nessa Dica Santo Anjo.

Na Educação Infantil, o processo pode ser difícil na adaptação das crianças com as novas professoras. “O choro vai ser normal e recorrente porque, na maioria das vezes, essa é a única forma que os pequenos conhecem para demonstrar seus sentimentos. Mas temos uma equipe que está pronta para acolher com muito amor e carinho os alunos, e muito bem preparada para lidar com essa situação”, tranquiliza a Coordenadora Luciana Winyk. “Porém, caso o choro persista, nós ligamos para os pais virem buscar os filhos”, complementa.

Para o Ensino Fundamental, a Orientadora Pedagógica, Tatiane Gavioli, reforça a importância do diálogo dos pais com os filhos, com bastante otimismo e segurança. “Os alunos vivem muitas expectativas e ficam ansiosos pelo início das aulas. Mas, junto a isso, eles também se sentem inseguros e apreensivos, o que é normal, pois ainda não sabem quem serão os seus professores, turma ou sala”, comenta.

As dicas também se aplicam ao Ensino Médio. No caso dos jovens, é preciso reestabelecer a rotina que havia antes das férias, como o horário de acordar e ir dormir, de estudar e de passear. Além disso, é sempre bom começar a retomar as antigas leituras, programar como será a rotina de estudos e, principalmente, preparar-se para essa fase da vida em que o que está em jogo são os vestibulares no fim do ano.

Desejamos a todos um ótimo retorno e um excelente ano letivo!