Dicas literárias para o mês de março

A Pausa para Leitura de março traz mais indicações literárias incríveis para nossos alunos de Ensino Fundamental e Médio!

Todos os livros podem ser encontrados em nossa biblioteca. Segue a lista:

Oscar, o grande ator – Marcos Almada Rivero

Indicado para alunos do 2.º e 3.º ano do Ensino Fundamental.

Uma das características dos gambás é conseguir se fingir de morto para escapar dos perigos que os cercam. Neste conto, o gambá Oscar se acha muito talentoso, mas quando faz sua grande apresentação para os outros animais, percebe que ainda não está preparado. Após arriscar sua vida em uma aventura, ele perceberá que, para ser um bom ator, basta ouvir o “tum-tum, tum-tum” de seu coração.

Sapo amarelo – Mario Quintana

Indicado para alunos do 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental.

“Sapo amarelo” traz pequenos fragmentos, recordações de infância e pensamentos de Mario Quintana. Em cada frase, uma agradável surpresa. E nada lhe passa despercebido – uma paisagem depois da chuva, um amanhecer, o vento à noite, os fantasmas, o sonho, o amigo, uma rãzinha verde, um sapo amarelo…

Coragem não tem cor – Marcia Kupstas

Indicado para alunos do 7.º e 8.º ano do Ensino Fundamental.

Os irmãos Lúcio e Benjamim recebem um inesperado presente de um tio – uma bolsa de estudos em um dos melhores e mais caros colégios da cidade. De origem humilde, decidem agarrar com força essa oportunidade de melhorar a vida deles e da mãe. Enquanto Benjamim se encanta com as novas experiências (aulas intensas, laboratórios equipados, professores dedicados), Lúcio vê a realidade com olhos mais duros, reconhecendo preconceito na maioria dos colegas e até mesmo em alguns professores. A situação piora quando Benjamim começa a namorar Vicki, filha de um riquíssimo imigrante italiano. Como combater a intolerância e escapar de tantas armadilhas? Lúcio e Benjamim terão de lutar para encontrar a resposta e conquistar o respeito que merecem.

Iracema – José de Alencar

Indicado para alunos do Ensino Médio.

Publicado em 1865, “Iracema”, obra de José de Alencar, faz parte da tríade dos romances indianistas (juntamente às obras “O Guarani” e “Ubirajara”), sendo considerado o mais maduro deles, pois admite várias interpretações, com uma excelente estrutura narrativa. É considerado um poema em forma de prosa, com características épicas, em que tanto Martim como Iracema são heróis. Iracema é uma típica heroína que representa o romantismo: espera o amado, se entrega a ele, fica com saudade e morre por essa saudade.