Digite sua palavra-chave

post

Dicas literárias para o mês de novembro

Dicas literárias para o mês de novembro

As indicações literárias deste mês trazem clássicos da literatura e outras histórias surpreendentes e cheias de emoção. Confira, em nossa biblioteca, nossas dicas para as leituras de novembro!

 

“Jeca, o Tatu”

Ana Maria Machado (3.º ano)

Jeca morava debaixo da terra e nunca tinha novidades para contar. Até que foi parar na cidade e conheceu um mundo de coisas diferentes. Agora, lá na mata, todo mundo quer ouvir as histórias do tatu Jeca!  

“QuadradoMingo”

Flavio de Souza (4.º ano)

Flavio de Souza, com muita irreverência, característica de seus textos, nos apresenta o Edifício Ibéria e seus moradores. Eles compartilham uma quadra, onde acontecem confusões, brigas, demonstrações de amizade e muito futebol. Um desses moradores é o Mingo, um menino de 9 anos que coleciona bolas e camisetas do seu time do coração. Por conta de toda essa paixão, ele está escrevendo um dicionário terminológico futebolístico, em que apresenta termos esportivos e suas devidas explicações. 

“O Conde de Monte Cristo”

Alexandre Dumas (7.º ano)

Às vésperas de seu noivado, o marinheiro Edmond Dantès é traído. Uma denúncia falsa de conspiração política e um procurador corrupto o conduzem, sem julgamento, à prisão. Lá, ele conhece o abade Faria, também prisioneiro, que o ajuda a desvendar a traição e lhe ensina ciências e línguas. Depois de 14 anos, Dantès consegue fugir. Adota o nome de Conde de Monte Cristo e sua razão de viver passa a ser a vingança contra aqueles que o traíram.  

“O Uraguai”

Basílio da Gama (Ensino Médio)

Em um poema de cinco cantos e 1.377 versos, Basílio da Gama registrou a luta contra os índios promovida por portugueses e espanhóis na conquista dos Sete Povos das Missões. Esses versos, escritos em 1769, estão agora acessíveis acrescidos de uma versão em prosa.