Alunos criam modelos interativos tridimensionais dos sistemas dos seres vivos

Em um projeto interdisciplinar envolvendo os conteúdos de Química e Biologia, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Anjo criaram modelos interativos tridimensionais dos sistemas dos seres vivos, como sistema cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, urinário, entre outros.

Alunos criam modelos interativos tridimensionais dos sistemas dos seres vivos

Para a criação dos modelos, os alunos utilizaram vários recursos disponíveis no Laboratório de Ciências da Natureza e no Espaço Maker do colégio.

Entre as estratégias utilizadas pelos alunos para melhor representar os sistemas, estão a impressão 3D, representando os neurônios, o cérebro e até mesmo o coração, a criação de sistemas elétricos para explicar o funcionamento dos impulsos nervosos e da circulação sanguínea, e a construção de sistemas comunicantes para explicar o funcionamento do sistema urinário.

Os estudantes participaram de forma efetiva, tanto da etapa de criação dos projetos, quanto durante as apresentações, emitindo opiniões e fazendo questionamentos. Para nós, professores, é uma realização quando o aluno se sente motivado ao realizar essas atividades, pois é sinal de que o ensino trabalhado nas suas mais variadas formas é efetivo”, explica o Professor Fabiano Maia, Coordenador da área de Ciências da Natureza do Colégio Santo Anjo.