Workshop “Learn How to Learn”

Estudar pode parecer uma tarefa simples, mas sabemos que requer muita disciplina e concentração. Para isso, nossos professores da assistência Luianne Santos (Física), Marina Krasniak (Química) e Carlos Eduardo Santos (Matemática) ministraram hoje (10), na Unidade Barigui, o workshop “Learn How to Learn” – aprendendo a aprender, voltado para alunos do 9.º ano ao Terceirão.

O objetivo do projeto foi orientar os alunos a organizarem melhor os seus estudos, por meio de conceitos e métodos práticos, eficientes e divertidos. Cada professor passou uma apresentação com dicas diferentes, dentre elas, as mais recomendadas foram a prática de exercícios físicos, manter o sono em dia, ter uma alimentação saudável, preparar um ambiente próprio para a aprendizagem, entre outros.

A Professora Luianne reforçou com a turma uma percepção diferente: gostar de estudar. “Não adianta sentar para resolver os exercícios sem estar disposto a fazer aquilo. É preciso se emocionar para aprender, ter vontade, motivar-se. Somente assim vocês terão autonomia o suficiente e começarão a associar melhor os conteúdos, pois estarão compreendendo como resolver os exercícios”, disse para os alunos.

Já a Professora Marina apresentou aos estudantes os temidos “vilões do aprendizado”: falta de sono, bloqueio mental (achar que não vai conseguir), achar que já sabe tudo e, o pior de todos, a procrastinação. “Aprendam a administrar melhor o tempo, evitando a leitura passiva, fazendo listas e planejamentos que sabe que não vão cumprir. A motivação dos seus estudos não pode ser o pânico nas vésperas das provas”, falou.

O Professor Carlos, por sua vez, ensinou à turma as técnicas de memorização mundialmente conhecidas: fazer resumos, realizar leituras dinâmicas, praticar exercícios das disciplinas, entre outros. “O mais importante é reconhecer a melhor forma de estudar. Vocês precisam encontrar o seu próprio ritmo, estabelecer a sua rotina de estudos, seja ela individual ou em grupo. Preparem um ambiente adequado e livrem-se de distrações, pois só assim vocês conseguirão se concentrar”, declarou.

Por fim, a segunda parte do workshop foi uma parte prática. Com a turma separada em três grupos – uma para cada professor –, cada aluno escolheu, individualmente, uma de suas dificuldades nos estudos para trabalhar em cima dela, com base nos conceitos apresentados.

Workshop – “Learn How to Learn”