Orientação Educacional traz palestras sobre ambiente virtual

Na última sexta-feira (29), no auditório da Unidade Barigui do Colégio Santo Anjo, aconteceram duas palestras de temas extremamente relevantes e atuais para alunos do Ensino Fundamental II. A palestrante foi a pedagoga, psicopedagoga e psicoterapeuta, Michele Almeida, e trouxe tópicos para debates, reflexões e questionamentos para interagir com as turmas.

Para o 6.º ano, foram trabalhados o vício e a dependência dos aparelhos eletrônicos. A palestrante explicou como o uso excessivo de smartphones, tablets, videogames e computadores pode causar uma série de danos em nossa vida socioeducacional, seja na escola, com os amigos ou com a família. Com isso, Michele incentivou os alunos a serem mais amigáveis, sociáveis e instruiu a como fazer uso dos aparelhos com moderação.

Alunos do 6.º ano assistindo à palestra sobre dependência de aparelhos eletrônicos

Já para o 7.º ano, o tema abordado foi sobre brincadeiras inadequadas no ambiente virtual e pessoal. Tópicos como bullying, conversas e comentários ofensivos ou inconvenientes foram tratados como alertas para manter uma postura amigável frente aos meios virtuais e pessoais, evitando, assim, traumas futuros e perdas de amizade.

Para a Orientadora Educacional, Monica Smaniotto, essas palestras são importantes para orientar as crianças sobre o uso responsável dessas ferramentas que tanto chamam atenção hoje em dia. “Experiências são essenciais para o crescimento dos nossos adolescentes, mas a curiosidade, o acesso à internet e a vontade de participar das redes sociais está entre uma das maiores preocupações dos pais nos dias de hoje. Não basta apenas exercer o controle, é preciso educar e prevenir”, comenta.

Confira um pouco mais sobre os assuntos no vídeo da palestrante Michele!

Palestras – Fundamental II