Projeto Criar e Estimular

Conheça o “Projeto Criar e Estimular”, que faz parte da área do conhecimento de Ciências da Natureza. Foram diversos experimentos e aulas práticas para aprofundar os mais variados conteúdos, já previamente estudados em sala de aula.

Carro movido a ar

Por meio da construção de um simples experimento, podemos exemplificar como age a Terceira Lei de Newton, também conhecida como Princípio da Ação e Reação. Essa proposta visa estudar sobre essa lei, de uma forma divertida e fácil de os alunos compreenderem. Os alunos foram separados em grupos e cada grupo teve o prazo de três semanas para a construção do carro, utilizando material reciclado. No dia da apresentação foi organizado um campeonato com os grupos, no qual cada um deles disputava com o outro e vencia o carro que atingisse a maior distância.

“Os alunos acharam a atividade muito significativa, pois, segundo eles, aprender Física de maneira pratica, interativa e lúdica é muito mais fácil, e esse é justamente o objetivo do ‘Projeto Criar e Estimular’, que estamos trabalhando com nossa equipe”.

Projeto Criar e Estimular – Carro movido a ar – 9.º ano

Vamos produzir um bolo?

Os alunos criaram, previamente, uma receita de bolo e, na sequência, a colocaram em prática durante a aula, executando juntamente aos professores de Biologia e Química. Durante a produção da receita e construção do bolo, foram discutidos com os alunos conteúdos relacionados à bioquímica dos carboidratos e lipídeos, aos fenômenos físicos e químicos, estados da matéria, à coleta, ao processamento e análise de dados, à experimentação e às propriedades das substâncias.

“Os alunos participaram ativamente da atividade, demonstrando, com a prática, os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. A elaboração do bolo, por meio de uma atividade de experimentação, permitiu com que os alunos exercitassem o método científico e fossem estimulados a fazer ciência, baseados em teoria”.

Projeto Criar e Estimular – Experiência de Fermentação – 1.ª série EM

Osmose em célula animal e vegetal

Os alunos trabalharam de forma conjunta nas aulas de Biologia e Química. Durante a atividade prática, eles prepararam soluções para utilizar na aplicação com as células (experimentando o conteúdo teórico de Química) e testaram a permeabilidade das membranas celulares de um ovo e de uma batata inglesa (experimentando a Biologia). Após, utilizando as demais etapas do Método Científico, eles analisaram os dados coletados e escreveram um relatório científico sobre o assunto, com base no conteúdo de citologia, digestão celular, reações químicas e solubilidades.

Projeto Criar e Estimular – Osmose (célula animal e vegetal) – 2.ª série EM

Lançamento de paraquedas

Os alunos tiveram a oportunidade de testar a resistência do ar por meio de experimentos.

Projeto Criar e Estimular – Lançamento de Paraquedas – 9.º ano

Segundo o Professor de Biologia e Coordenador da área de Ciências da Natureza, Fabiano, “Ao trabalhar de forma conjunta as diferentes disciplinas, os alunos conseguem exercitar a interdisciplinaridade do conteúdo, um dos objetivos da nova BNCC. Além disso, a estratégia de ensino por meio de experimentos torna o aprendizado bastante lúdico e criativo, um dos objetivos do projeto ‘Criar e estimular’ e que estamos trabalhando com nossa equipe”.