Atividades de psicomotricidade na Educação Infantil

O termo “psicomotricidade” está diretamente relacionado ao desenvolvimento infantil, pois é uma prática pedagógica e física que auxilia no desenvolvimento motor, espacial, criativo e intelectual de bebês e crianças, seja em casa ou dentro da escola.

Atividade fez parte do planejamento de psicomotricidade

Essa prática visa desenvolver nas crianças certos aspectos que, na fase em que estão, ainda são muito confusos ou não esclarecidos, como a noção de espaço e tempo, lateralidade ou ritmo. Diversas brincadeiras e atividades podem ajudar no processo, como rasgar papel, jogar bola, correr, empilhar copos, entre outras.

Além disso, as atividades podem ser em grupo ou individuais, mas é muito importante acompanhar o desempenho de cada criança. Brincadeiras coletivas – amarelinha, pular corda, corrida etc. – podem ajudar a desenvolver o aspecto social e comunicativo dos pequenos, estimulando a fala e a identificação do outro. Já as atividades individuais auxiliam no autoconhecimento do indivíduo, podendo reforçar os pontos que ainda precisam ser desenvolvidos.

No Colégio Santo Anjo, a prática está sempre presente nas atividades da Educação Infantil. Um exemplo disso aconteceu este mês, na Unidade Ecoville e Unidade Champagnat com os alunos do Nível 5. As crianças participaram de uma atividade com “pés gigantes” de cartolina, em que elas precisavam subir nos papéis, segurar os cordões presos a eles e caminhar até um ponto determinado na quadra.

Renata Antunes, Coordenadora de Educação Infantil.

De acordo com a Coordenadora de Educação Infantil, Renata Antunes, a brincadeira foi uma ótima oportunidade para exercer atividades de psicomotricidade. “Trabalhamos com a coordenação motora ampla, lateralidade, concentração e equilíbrio dos alunos. Além disso, as crianças adoraram, pois não deixa de ser uma atividade física descontraída e divertida”, comenta.