Digite sua palavra-chave

post

Saiba como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Saiba como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Hoje, 8 de março, é celebrada uma data muito importante: o Dia Internacional da Mulher. Esse dia representa a luta de todas as mulheres ao redor do mundo, que conquistaram seus direitos de igualdade na sociedade, tanto na parte civil, quanto política. Conheça alguns fatos importantes que estão por trás da origem da data:

  • No fim do século XIX, a jornada de trabalho das mulheres era de 15 horas diárias – e os salários eram muito inferiores aos dos homens. Esse fato levou a protestos na Europa e nos Estados Unidos, sendo o principal objetivo a busca por melhores condições.
  • Em maio de 1908, cerca de 1.500 mulheres realizaram uma manifestação em prol da igualdade econômica e política nos Estados Unidos. Isso gerou a primeira celebração do Dia Nacional da Mulher.
  • Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, foi aprovada a criação de uma data anual para celebrar os direitos das mulheres. Compareceram 100 representantes de 17 países.
  • Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), muitas greves e manifestações foram impulsionadas. Em uma delas, 90 mil operárias protestaram as condições precárias de trabalho e fome: isso ficou conhecido como “Pão e Paz”, fato que ajudou a oficializar o Dia Internacional da Mulher, em 1921.
  • Finalmente, em 1945, a ONU (Organização das Nações Unidas) assinou o primeiro acordo que determinou a igualdade entre homens e mulheres.
  • Depois, em 1960, o movimento feminista ganhou força. O ano internacional da mulher foi marcado em 1975. Dois anos depois, a data foi escolhida para 8 de março, um marco na história das mulheres.

Muito foi feito para chegar até aqui. Por isso, o Colégio Santo Anjo gostaria de parabenizar todas as mulheres neste dia tão especial!