Santo Anjo realiza sua I Simulação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Neste sábado, dia 02 de outubro, os alunos do Ensino Médio Santo Anjo protagonizaram a primeira Simulação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente organizada pelo colégio.

No evento, cada dupla de alunos participantes representou uma das nações-membro, apresentando seu Documento de Posição Oficial (DPO) e debatendo soluções possíveis para o problema das mudanças climáticas e suas consequências para o meio ambiente.

Foi uma simulação fiel às atividades realizadas em reuniões da ONU, seguindo o “Model United Nations” (MUN), nas quais os representantes dos países discutem problemas globais da atualidade a fim de alcançar soluções em conjunto.

Para que os demais alunos e familiares pudessem acompanhar o evento, a abertura oficial com a leitura do DPO de cada delegação foi transmitida ao vivo no canal do YouTube do Colégio Santo Anjo. Clique para assistir:

A experiência precisou de muito preparo e muito estudo sobre cada delegação, já que os alunos precisaram representar a nação levando em conta a realidade daquele país.

Duas duplas também fizeram o papel da imprensa, que teve como missão trazer dados reais para a enriquecer a discussão.

Com a simulação, os alunos aprenderam na prática sobre a realidade dos países, seus posicionamentos sobre os problemas ambientais e como funciona a tomada de decisões dentro do Programa das Nações Unidas, que afetam a realidade de todo o globo.

É o conhecimento extrapolando a sala de aula para uma formação mais humana, consciente e preparada para atuar na sociedade!

O Colégio Santo Anjo agradece a participação de todos os alunos das delegações e da imprensa, aos professores envolvidos e, em especial, a aluna Luisa Valias e a ex-aluna e atual acadêmica de Relações Internacionais, Geovana Pellegrini, que idealizaram e organizaram o projeto.

Confiram as fotos do evento na galeria do site: